Como evitar o caos de caminho relativo em projetos JavaScript / TypeScript

21 de Julho de 2017 • 3 minutos para ler • typescript, javascript

Quem já trabalhou em um projeto JavaScript já deve estar familiar com o problema de importação de módulos usando caminho relativo (também conhecido como relative path hell).

Quando um módulo local importa outro módulo local, o caminho do módulo deve ser relativo, assim como estes dois exemplos.

import { DefaultRenderer } from '../../../renderers'
import { PayPalClient } from '../../services/PayPal'

Isto pode ser um problema quando o tamanho do código aumenta, pois é necessário saber exatamente em que diretório estão os dois módulos, tornando a refatoração e a legibilidade muito mais complicada.

Onde é que ../../../renderers está localizada? Você consegue facilmente encontrá-lo? Um ou dois diretórios acima tudo bem, porém mais que isto fica compicado.

Com relação à refatoração, quando qualquer módulo é movido para cima ou para baixo na árquivo de arquivos, é necessário alterar o caminho relativo dos consumidores e também dos módulos importantes. Nada legal, não é?

Webpack ao resgate!

Webpack pode ser usado para criar um alias (apelido) para um determinado diretório, então ao invés de utilizar um caminho relatóvio, é possível iniciar a importação através do apelido.

O exempo anterior pode ser re-escrito assim:

import { DefaultRenderer } from '@app/renderers'
import { PayPalClient } from '@app/services/PayPal'

Melhor, não é? Não é preciso se importar em que diretório o módulo consumidor está, apenas onde o módulo a ser importado se encontra após o apelido. A alteração no webpack acontece no arquivo webpack.config.js, basta adicionar a propriedade resolve.alias.

resolve: {
  alias: {
    '@app': path.resolve(__dirname, 'src/')
  }
}

Neste exemplo tudo o que começar com @app será carregado de src/. Eu gosto de chamar de @app, pois fica fácil de lembrar que você está importanto algo de seu próprio projeto e não de um pacote NPM.

O benefício é que neste caso não é relevante em que diretório onde o módulo consumidor está, apenas o módulo a ser importado.

Vale a pena mencionar que isto também funciona com arquivos SCSS, mas é necessário adicionar o prefixo ~.

@import '~@app/styles/variables.scss';

Você usa TypeScript? Sem problemas, também temos uma solução para você

Caso esteja usando TypeScript e tentar implementar o alias do webpack, logo notará que o compilador não consegue encontrar os módulos, afinal o TypeScript não faz noção da configuração que fizemos no Webpack.

Existe uma configuração no compilador semelhantes ao do Wepback

{
    "compilerOptions": {
        "baseUrl": "./src",
        "paths": {
            "@app/*": [
                "*"
            ]
        }
    }
}

E isto é tudo o que você precisa. O compilador agora sabe onde encontrar a definição de tipos de qualquer módulo que inicie com @app.

Note que estas configurações NÃO são mutuamente exclusivas, se você utilizar TypeScript, ambas as configurações são necessárias.

Espero que isto ajude a manter o seu código mais legível!

Um abraço!

Discuss on Twitter Edit on GitHub
New!
Aptakube Aptakube para Kubernetes
Cliente de desktop moderno, leve e multi-cluster para o Kubernetes.
Disponível em Windows, macOS e Linux. Veja mais →