Habilitando SAP ICF na instalação MiniSAP

14 de Março de 2015 1 minuto para ler

Ao tentar acessar o serviço de Ping do ICF (Internet Communication Framework) através do endereço padrão (que é <nome-maquina>:8000/sap/bc/ping?sap-client=001), nos deparamos com um erro de página não encontrada. Se este for o caso, não entre em pânico, pois a solução é simples.

O Ping (e a maioria dos outros serviços) está inativo por padrão

Entre na transação SICF e navegue na árvore default_host/sap/bc/ping. Note que o serviço está inativo. Cntão clique com o botão direito neste item e senta o dedo no Activate Service. Agora podemos testar novamente. Há um atalho clicando com o botão direito e seguindo pela opção Test Service. Não funcionou? Ótimo, continue lendo.

Porta padrão ‘0’?

Por padrão a porta do ICF é 0 e isto não funciona corretamente. No meu caso o endereço de teste ficou assim http://sap-vm:0/sap/bc/ping?sap-client=001. Para resolver isto basta acessar o arquivo C:usrsapNSPSYSprofileDEFAULT.PFL e acrescentar estas duas linhas ao final.

icm/host_name_full =

icm/server_port_0 = PROT=HTTP,PORT=8000,TIMEOUT=3600,PROCTIMEOUT=3600

Feito isto, acesse o endereço http://<nome-seu-servidor>:8000/sap/bc/ping?sap-client=001 e informe as credenciais de acesso. Se tudo ocorrer bem a seguinte mensagem deve aparecer na tela.

Server reached successfully

Ótimo!

Estas configurações foram necessárias para testar um recurso muito útil do SAP que será descrito nos próximos posts.

Até logo!