Audax Floripa 2014. Mais 200km para o currículo.

4 de Maio de 2014 • 3 minutos para ler • ciclismo

Meu objetivo este ano era completar apenas os 200km do Audax Joinville, mas gostei tanto da brincadeira que resolvi fazer também os 200km de Florianópolis. Nunca havia feito a volta na ilha de Floripa e esta era uma excelente oportunidade para pedalar com a turma, completar mais um brevet e ainda fazer este fantástico passeio pela ilha da magia.

Saimos de Joinville ainda no sábado pela manhã com a Van do Vitório e seguimos direto à ilha para retirada do kit, almoço e check-in no Hotel.

O período da tarde passou muito rápido, pois almoçamos tarde e ainda fizemos um passeio pelo shopping para comprar suprimentos para o pedal. Quando chegamos no hotel para descansar já estava quase na hora de sair para o congresso.

Fomos ao congresso técnico e aproveitamos para encher o estômago de massa em um rodízio de pizza. Mal consegui dormir a noite, parte disto por conta da ansiedade e também da quantidade de pizza que comi. Mesmo com sono, acordei às 3:30 e me arrumei rapidamente. Segui as dicas do Marcio e desci a bicicleta o mais cedo possível para evitar filas no elavador. A dica foi muito valiosa, pois alguns minutos depois já era possível notar o congestionamento de bicicletas descendo pelo elevador. Foi uma cena bastante incomum ver aquela quantidade de bicicletas no Hall do Hotel. Tive que registrar isto.

Saímos do hotel às 05:00 após tomar um delicioso e reforçado café da manhã. Apesar de fazer frio, o clima estava muito bom para pedalar. Nos juntamos aos mais de 700 ciclistas e, como é de costume, a largada foi bastante pontual, com um atraso mínimo de 5 minutos.

Foi a primeira vez que pedalei na beira-mar e posso dizer que deu um gostinho de quero mais. As fotos ficaram ruins, mas posso garantir que o visual é de tirar o fôlego, ainda mais de bike, onde fica mais fácil captar cada detalhe.

Formamos um pelotão de 5 pessoas, sendo 4 de Joinville  (Eu, Marcio, Tamires e Paulo) e uma de Florianópolis (Daniela) – que se juntou ao grupo durante o percurso. O Limas havia comentado que os que mais aproveitam o Audax são os que chegam por último, este sim curtem cada minuto do passeio. Levamos a dica a sério e resolvemos não afundar o pé e sim curtir o visual e a companhia dos amigos.

Não tivemos nenhum imprevisto com pneu furado ou problemas mecânicos. Fiquei surpreso, pois em um grupo deste tamanho é bem comum aparecer um furo aqui ou ali. Será que estavam todos com fita? Este negócio funciona mesmo!

Terminei a prova muito mais exausto e dolorido do que na edição de Joinville, mesmo não tendo uma serra para subir, haviam diversos trechos de sobe e desce, sem contar o vento contra que pegamos em alguns trechos. Tive dores no joelho pela primeira vez durante um pedal, o que me deixou bastante preocupado, já que tenho um histórico de problemas neste local. Mas como estávamos no final a empolgação tomou conta e a dor foi ficando em segundo plano.

Seguimos em um ritmo mais lento devido ao cansaço e terminamos a prova em 12h30m, 1 hora a mais do que o meu tempo no Audax Joinville.

Se valeu a pena? É lógico. Olha este visual que nos acompanhou nos últimos km.