Montando um ambiente de desenvolvimento ABAP

16 de Janeiro de 2014 1 minuto para ler

Para quem acha que aprender ABAP é caro devido ao alto custo de aquisição do sistema SAP, este tutorial vai mostrar que isto não é verdade. É possível instalar o SAP sem pagar nada. Na verdade a instalação que vou mostrar é apenas um pedaço do SAP, mas é o suficiente para quem quer começar a aprender o mundo da programação ABAP.

MiniSAP

O que vou mostrar aqui na verdade é o que é conhecido como MiniSAP. Uma versão seca, sem módulos funcionais (MM, CO, SD etc.), apenas o esqueleto da plataforma SAP (Basis) com as transações necessárias para criar programas, editar o dicionário de dados, entre outros.

O MiniSAP é gratuito para uso pessoal, mas é necessário renovar a licença a cada 3 meses. Você poderá renovar quantas vezes for necessário.

Preparação e Instalação

O objetivo aqui era explicar passo a passo como fazer o download e instalação do MiniSAP.

Andei fazendo umas pesquisas na internet e achei um screencast do ABAP101 com o tutorial completo de instalação, muito melhor ver e ouvir o vídeo do que apenas ler um texto. Então aproveitem e usem este vídeo como guia montagem do ambiente.

Reforço a importância de instalar o MiniSAP em uma máquina virtual, desta forma separamos completamente o ambiente, é mais seguro e fácil de administrar. Além disto, evita-se deixar sujeiras quando for feito a remoção do sistema, afinal, a instalação cria usuários de sistema,  registros no windows e diversas pastas na raiz do SO.

A minha máquina virtual possui 100GB de Disco, 4GB de RAM e estou bastante satisfeito com o desempenho do sistema.

Boa sorte com a instalação, ela será muito útil para os próximos estudos.